segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Bossa nova , suas características e técnicas de composição

A Bossa nova, suas características e técnicas de composição

Pequeno apanhado histórico

Movimento que ficou associado ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960) -, a bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).
Em 1959, era lançado o primeiro LP de João Gilberto, Chega de saudade, contendo a faixa-título - canção com cerca de 100 regravações feitas por artistas brasileiros e estrangeiros. A partir dali, a bossa nova era uma realidade. Além de João, parte do repertório clássico do movimento deve-se as parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Consta-se, segundo muitos afirmam, que o espírito bossa-novista já se encontrava na música que Jobim e Moraes fizeram, em 1956, para a peça Orfeu da Conceição, primeira parceria da dupla, que esteve perto de não acontecer, uma vez que Vinícius primeiro entrou em contato com Vadico, o famoso parceiro de Noel Rosa e ex-membro do Bando da Lua, para fazer a trilha sonora. É dessa peça, baseada na tragédia Grega Orfeu, uma das belas composições de Tom e Vinícius, "Se todos fossem iguais a você", já prenunciando os elementos melódicos da Bossa Nova.
Além de Chega de saudade, os dois compuseram Garota de Ipanema, outra representativa canção da bossa nova, que se tornou a canção brasileira mais conhecida em todo o mundo, depois de Aquarela do Brasil (Ary Barroso), com mais de 169 gravações, entre as quais de Sarah Vaughan, Stan Getz, Frank Sinatra (com Tom Jobim), Ella Fitzgerald entre outros. É de Tom Jobim também, junto com Newton Mendonça, as canções Desafinado e Samba de uma Nota Só, dois dos primeiros clássicos do novo gênero musical brasileiro a serem gravados no mercado norte-americano a partir de 1960.
Com o passar dos anos, a bossa nova que no Brasil era inicialmente considerada música de "elite" (cultural), tornou-se cada vez mais popular com o público brasileiro, em geral. Em 1962, foi realizado um histórico concerto no Carnegie Hall de Nova Iorque, consagrando mundialmente o estilo musical. Deste espetáculo, participaram, entre outros, Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves, Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Chico Feitosa, Normando Santos, Milton Banana, Sérgio Ricardo, além de artistas que pouco tinham a ver com a bossa nova, como o pianista argentino Lalo Schifrin.
Em meados da década de 1960, o movimento apresentaria uma espécie de cisão ideológica, formada por Marcos Valle, Dori Caymmi, Edu Lobo e Francis Hime e estimulada pelo Centro Popular de Cultura da UNE. Inspirada em uma visão popular e nacionalista, este grupo fez uma crítica das influências do jazz norte-americano na bossa nova e propôs sua reaproximação com compositores de morro, como o sambista Ketti. Um dos pilares da bossa, Carlos Lyra, aderiu a esta corrente, assim como Nara Leão, que promoveu parcerias com artistas do samba como Cartola e Nelson Cavaquinho e baião e xote nordestinos como João do Vale. Nesta fase de releituras da bossa nova, foi lançado em 1966 o antológico LP "Os Afro-sambas", de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Entre os artistas que se destacaram nesta segunda geração (1962-1966) da bossa nova estão Paulo Sérgio Valle, Edu Lobo, Ruy Guerra, Pingarilho, Marcos Vasconcelos, Dori Caymmi, Nelson Motta, Francis Hime, Wilson Simonal, entre outros.

Principais características da Bossa-nova

Intimismo
Com certeza essa característica fica muito clara na forma de cantar de João Gilberto principalmente quando o comparamos com os cantores da época como Silvio Caldas e outros...Em João Gilberto o canto melodramático, quase operístico, dá lugar ao canto comedido quase sussurrado onde o cantor está mais preocupado em dar uma mensagem estética do que uma mensagem sentimental.

Ritmo –
Outro dos grandes pilares da bossa-nova foi fundado por João Gilberto com a sua batida de violão.Batida essa que lembra o ritmo do tamborim e que segundo a lenda aprendeu nos morros cariocas com Geraldo Pereira.



Simbiose do texto com a música –

Dois exemplos claros são as músicas : “Samba de uma nota só” e “Desafinado”. Na primeira enquanto a letra fala “eis aqui esse sambinha feito numa nota só” , a melodia do canto se mantém em uma única nota, em “Desafinado” quando a letra diz “se você disser que eu desafino amor” a melodia do canto usa na palavra desafino uma blue-note, elemento estranho a música brasileira até então.



Harmonia -

Com a bossa-nova as técnicas de harmonização no Brasil incorporaram novos elementos até então pouco explorados na música popular.

Algumas técnicas de composição da bossa nova

Inclusão de notas no acorde

Vamos separar os acordes em três tipos :
Maior, menor, e com sétima

É uma regra bem simples para acordes maiores podemos acrescentar a sétima maior, a sexta, a nona essas seriam as principais possibilidades há outras...
Ex: C pode se tornar : C7+, C6, C7+/9, C6/9 , C9...

Para acordes menores podemos incluir a sétima menor, a nona, a décima primeira... há outras possibilidades...
Ex: Cm pode se tornar: Cm7, Cm7/9, Cm7/11...

Para acordes com sétima podemos incluir a nona maior, a nona menor, a décima primeira, a décima primeira aumentada, a décima terceira, a décima terceira menor...todas essas possibilidades devem estar de acordo com o bom senso de quem usa, ou seja pra quem não têm um conhecimento teórico profundo o ouvido é o melhor amigo.


Conceito de tensão e repouso –

Um conceito básico em harmonia é a ideia de tensão e repouso.A tensão normalmente é causado por um acorde de sétima menor que exige uma resolução num acorde tônica.
Ex: G7 (tensão) se resolve no acorde de: C (repouso).

Um truque muito usado em bossa-nova e no jazz é o acorde substituto que é um acorde que tenha em sua formação a mesma terça e sétima menor do acorde substituído para não me aprofundar demais na matéria o acorde substituto está sempre meio tom acima do acorde de repouso.
Ex: C#7 (acorde substituto) se resolve no acorde de : C (repouso)

Utilização de acordes quartais

O acorde quartal como o próprio nome já diz é um acorde formado apenas por quartas.
Por exemplo:
C7+ poderia ser substituído por um acorde quartal formado pelas seguintes notas: si, mi, lá.
Essa é uma ferramenta para arranjos que dá varias possibilidades sonoras.
um bom link para pesquisa é esse aqui http:///

Reharmonização

È difícil com poucas palavras explicar conceitos de reharmonização mas para dar uma idéia de como isso seria feito suponhamos que temos uma determinada melodia.Para rehamonizar essa melodia vamos seguir 4 passos simples:

1) Escolha um acorde que tenha a nota final da melodia.
2) Estipule quantos acordes você quer por compasso
3) Trabalhando de trás para frente a partir da fundamental do acorde que você escolheu construa uma linha de baixo
4) Toque a melodia sobre a nova linha de baixo.Os intervalos resultantes irão sugerir inúmeras possibilidades de acordes.
um link interessante para aprofundamento da matéria é esse aqui http:///

sites consultados e recomendados
http://www.jazzbossa.com/
http://www.sonora.iar.unicamp.br/index.php/sonora1/article/viewFile/12/11
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092000000200003&script=sci_arttext&tlng=pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário